Home > Economia > O que é Insalubridade: Quem tem Direito ao Benefício

O que é Insalubridade: Quem tem Direito ao Benefício

Muitos trabalhadores brasileiros tem direito ao benefício de insalubridade no trabalho, aprenda como funciona.

InsalubridadeConfira quem pode ter direito e o que é a insalubridade no trabalho. O conceito da palavra insalubridade tem relação direta com trabalho hostil, sendo assim salubridade quer dizer que o trabalhador cumpre suas funções em um local que coloca risco a sua saúde. Atualmente são muitas profissões que colocam em risco a saúde tanto mental quanto física do profissional e a maioria dessas profissões o profissional acaba ganhando um adicional extra, justamente por trabalhar em locais no qual com certeza irá afetar sua saúde a médio e longo prazo.

Além disso, a maioria dessas profissões tem um tempo limite que o profissional deve atuar na área, como no caso de um profissional Radiologista (profissional que trabalha tirando raio x). Esse profissional com risco de insalubridade tem um tempo de duração no seu emprego, tanto se levado em consideração o total quanto diário, sendo que tanto o profissional quanto as pessoas que o auxiliam podem trabalhar apenas 4 horas por dia fazendo a função de tirar raio x, devido ser muito nocivo a saúde do trabalhador.

Insalubridade 2

Direito de Isalubridade

Para as modalidades de trabalho esse tempo de serviço no qual “controlado” é denominado medidas de controle, visando que com isso o profissional consegue cumprir com suas funções sem acarretar grandes problemas a sua saúde. Na parte de remuneração para insalubridade o profissional pode receber um acréscimo em seu salário que vária de 10%, 20% e 40%, visando que 40% é o grau máximo de risco, sendo oferecido principalmente para profissionais que correm sérios riscos de saúde.

Porém mesmo sendo considerada profissões insalubres o profissional pode cumprir com todas as suas funções, porém algumas regras devem ser seguidas principalmente por parte do trabalhador, pois o mesmo será o principal afetado caso não seja seguido essas regras. Sendo assim basta seguir corretamente todas as especificações referente ao seu estilo de trabalho e obedecer todos os horários de paralisação do mesmo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>