Home > Saúde > Dor de Ouvido: Causas, Tratamento e Receita Caseira

Dor de Ouvido: Causas, Tratamento e Receita Caseira

dor de ouvido causas e tratamento

“Otalgia”. Você já ouviu esse termo? Pode ser que não com esse nome, mas garanto que a maioria das pessoas já sofreu alguma vez de dor de ouvido. Engana-se quem acha que dores de ouvido são ocorrências simples, sem complexidade, pois ela pode ter várias causas e diferentes sintomas.

As causas para a ocorrência de dores de ouvido são divididas em dois tipos. O primeiro é a causa não otólogica, ou seja, quando causada por partes do organismo que ficam longe do ouvido, como cáries, molares inclusos, uso de próteses dentárias artrite e infecções nas amígdalas, boca e faringe.

Já a dor de ouvido por causa otológica, quando está relacionada com doenças do próprio ouvido. A causa otológica pode ser dividida em três grupos: otite externa aguda, otite média aguda e tumores de ouvido

A otite externa aguda é o resultado de uma infecção localizada na pele do canal do ouvido. Essa infecção poderá ser causada por fungos ou por germes e pode gerar fortíssimas dores de ouvido e ainda coceiras na região.

Outro ponto importante é que pode se desenvolver um quadro crônico, com dores agudas e coceiras que resultam em descamações na pele. A otite externa crônica é muito frequente também em quem pratica natação.

Já a otite média aguda ocorre devido a uma infecção causada por bactérias, em em menor número de vezes por vírus, na região do ouvido médio. Esta doença é mais recorrente em crianças e quase sempre após a pessoa apresentar um quadro de gripe. A infecção acontece quando um germe alocada no nariz ou na gargante migra por meio da tuba digestiva, até chegar ao ouvido. Entre os sintomas mais comuns, temos: fortes dores, febre, falta de apetite, secreções, diarréia e até vômitos.

Por fim, há os tumores do ouvido que são responsáveis por causar, além de dores, perda da audição e secreção. Por isso, procure sempre um otorrinolaringologista com frequência.

Remédio Caseiro dor de ouvido

-Ferva 3 dentes de alho, passa no ralador acrescente uma pitada bem pequena de sal, envolva o preparo em um paninho bem limpo ou gazes e coloque no ouvido, sem empurrar.
-Coloque 30 gotas de vinagre branco a um pouco de água filtrada e fervente, deixe esfriar e aguarde. Pingue duas gotas da solução em cada ouvido depois de nadar.Pingue e vire para escorrer o excesso.

obs: Mas nunca deixe de procurar um médico, pode estar com alguma  infecção ou outra coisa qualquer que necessitará de medicação e tratamento.

Outras dicas:

– Uma fralda aquecida com ferro de passar age como anti-inflamatório e pode aliviar um pouco a dor talvez seja o mesmo princípio da receita acima.

– Nunca coloque azeite morno, álcool ou leite materno para tratar dor de ouvido. Pode favorecer o acúmulo de secreções e ficar pior

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>