Home > Saúde > Umidificador de ar: prejudicial ou bom para saúde

Umidificador de ar: prejudicial ou bom para saúde

Uso de umidificadores de ar pode ser tão prejudicial quanto ar seco, isso se usado indevidamente e em excesso.

umidificador de arNão só no verão em que os dias quentes são mais frequentes, mas ao longo das outras estações e com esse clima cada vez mais louco é comum termos dias com clima bem seco e baixa umidade do ar. O que pode ser um vilão pra saúde de muitas pessoas e principalmente crianças que são mais frágeis. Tudo isso levou a um fenômeno meteórico, que foi o grande aumento nas vendas de “umidificadores de ar”.

Para que serve umidificador de ar

Para os que ainda não conhecem, o umidificador de ar serve para deixar o ambiente mais leve e úmido, o que permite que se respire com mais facilidade. Entretanto, existem diferenças entre um umidificador de ar, e um vaporizador de ar. Algumas pessoas ainda fazem confusão em relação aos dois aparelhos. Para que isso não ocorra basta observar os seguintes detalhes:

umidificador de ar 2

Umidificador de ar contribui para a umidade do ar em tempos secos

Umidificador de ar: Esse aparelho lança água fria no ar, o que dá uma sensação fresca no ambiente;
Vaporizador de ar: Ele também deixa o ar úmido (daí a confusão), mas em compensação ele aquece o ambiente por ferver a água a ponto de transformá-la em vapor.

A queda persistente da umidade do ar que atinge boa parte do país e afeta a saúde de crianças e idosos. O que forçou muitas famílias a adquirirem o produto. Que devido a grande procura, algumas vezes se encontram esgotados em lojas virtuais e até mesmo nas mais populares lojas de varejo ou grandes redes farmacêuticas que também comercializam o aparelho.

O umidificador de ar em geral é simples e tem a mesma função básica em todos os modelos, mudando apenas algumas características em aparelhos mais sofisticados. Mesmo assim ainda é possível encontrar aparelhos que variam de preços entre R$ 130 e R$ 500.

Os umidificadores emanam aquela coluna de vapor d’água que eleva a umidade e dá conforto respiratório. Fazem isso quebrando a molécula de água por um processo vibratório (ultrassônico) e assim produzem vapor.

umidificador de ar1

Modelos de umidificadores

Os modelos mais simples têm muitas vezes apenas o botão de liga e desliga. Os mais caros permitem controlar a umidade do ambiente em uma tela de cristal líquido. Também têm difusor de perfume e autonomia para até 22 horas sem reposição da água.

Quando utilizar um umidificador de ar, deve-se lembrar de que as partículas de água precisam ficar no ar, e o ideal é que portas e janelas fiquem fechadas, para que a umidade fique concentrada apenas naquele cômodo da casa.

Como utilizar o umidificador de ar

Também vale lembrar que o umidificador é de grande ajuda, desde que utilizado corretamente,  senão em vez de ser benéfico pode ser prejudicial, a seguir temos algumas orientações básicas e outras a serem evitadas dependendo da situação:
• Se a capacidade for mal dimensionada. Eles dão conta de ambientes de cerca de 40 m2. Se ligados em um espaço maior, não trarão o efeito desejado;
• Se o reservatório não for limpo a cada uso. Lave com água e sabão, como se fosse um copo ou um prato. A limpeza evita a proliferação de fungos que podem contaminar o ambiente;
• Se estiverem muito próximos da criança. Há registros de acidentes graves com umidificadores (que pesam até 2,3 quilos). Os fios não podem ter contato com os berços;
• Se a saída de vapor estiver voltada para a parede. A umidade excessiva pode molhá-la a ponto de criar bolor;
• Se forem ligados apenas durante a noite. Sem o sol, o ambiente ganha naturalmente cerca de 20% de umidade. O efeito do umidificador à noite é menor que durante o dia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>