Home > Saúde > Astigmatismo e Cirurgia a laser

Astigmatismo e Cirurgia a laser

O Astigmatismo é uma deficiência visual caracterizada pela alteração da curvatura da córnea, distorção da visão tanto para perto ou para longe. A córnea é redonda, enquanto que no astigmata nome dado a quem possui astigmatismo, a córnea é ovalada, não permitindo que os raios da luz cheguem ao mesmo ponto da retina. Isso faz com que a imagem levada ao cérebro chegue deformada, distorcida ou desfocada. A distorção lembra aquela produzida ao se olhar através de um vidro ondulado.

Atualmente são conhecidos cerca de 11 tipos diferentes de astigmatismo.Acredita-se que o astigmatismo esta relacionado a uma herança genética (hereditário). Porém, a verdadeira causa ainda é desconhecida. O astigmatismo também pode ocorrer em conjunto com a miopia ou a hipermetropia.

Cirurgia a laser para Astigmatismo

O Astigmatismo, geralmente aparece logo após o nascimento e sofre poucas alterações durante o desenvolvimento da pessoa. Mas também pode surgir após algum trauma ocular, ou ocasionado por alguma intervenção cirúrgica, ou após agravamento de outras doenças oculares, e podendo ainda ser agravado pelo simples fato de coçar os olhos de forma freqüente.

O astigmatismo brando, normalmente não apresenta síntomas, sendo que aqueles com maior intensidade, podem causar sintomas como visão borrada, astenopia, fadiga ou dores de cabeça.

visão astigmatismocomo um astigmata visualiza

Existem diferentes tratamentos que estão disponíveis no mercado, vão desde óculos, lentes de contato com diferentes espessuras ao longo da superfície ocular, e os pacientes ainda podem optar por uma cirurgia a laser (conhecida como cirurgia refrativa).

Desde 2001, os planos de saúde só cobriam cirurgias refrativas para miopia elevada (maior que 7 graus). Quem quisesse se livrar dos óculos tinha que custear a cirurgia com recursos próprios. Mas em Janeiro de 2008 a ANS (AGÊNCIA Nacional de Saúde Suplementar) através da Resolução 167, ampliou a cobertura para os demais casos, incluindo a cirurgia para astigmatismo. O que foi um alívio para muitos brasileiros.

visão normal e visão astigmatismo

A cirurgia a laser mais usada é o LASIK  (laser in situ keratomileusis) utiliza-se  feixe de laser para corrigir a curvatura irregular que encontramos no astigmatismo. Deve-se de preferência fazer um olho de cada vez com intervalo de 5 dias.

Perguntas e Resposta sobre Cirurgia Astigmatismo

1) Como se inicia a Cirurgia do Astigmatismo?
O procedimento  para cirurgia do astigmatismo com Lasik se inicia com anestésia tópica, isto é, com uso de colírio. Existe um aparelho o “Blefarostato” que é colocado para que o paciente mantenha a pálpebra aberta e não pisque. Após coloca um anel para aumentar a pressão intra ocular, facilitando um corte regular da córnea.Um retalho corneano superficial é realizado, ficando preso a córnea pela base. O  raio excimer laser é aplicado. Recoloca-se o retalho corneano.

2) Quanto tempo leva a Cirurgia de Astigmatismo?
O procedimento todo leva cerca de 3 a 5 minutos , e o paciente sai andando da sala. O olho é mantido fechado por algumas horas.

3) Todas as pessoas podem se submeter a essa cirurgia?
Não, nem todo os portadores de miopia, hipermetropia e astigmatismo podem fazer essa cirurgia, vai depender dos ítens relacionados abaixo:
– o grau do óculos deve estar estacionado e deve enxergar bem com cada olho ;
– a curvatura da córnea deve estar dentro dos parâmetros considerados normais;
– a espessura da córnea deve estar dentro da normalidade;
– o fundo do seu olho deve estar normal;
– pressão ocular deve estar normal;
– não pode ter alterações lacrimais;
– O grau do óculos deve estar dentro de +5.00 a -8.00 DE , e de astigmatismo até 3.00 DC, na maioria dos casos.
– Para saber se você é um candidato em potencial, consulte seu oftalmologista e faça todos os exames.A idade para poder submeter-se a cirurgia é acima de 21 anos.

4) Nessa cirurgia os dois olhos são feitos ao mesmo tempo?
Alguns  profissionais costumam ter esse procedimento, mas a maioria geralmente faz  um olho de cada vez ; com intervalo de alguns dias entre a interveção cirúrgica de um olho para o outro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*