Home > Saúde > Meningite: Sintomas, Transmissão e Prevenção

Meningite: Sintomas, Transmissão e Prevenção

meningite

É importante saber os sintomas da meningite para tratá-la o mais rápido possível, como também a transmissão e prevenção da mesma. Mas antes vamos entender o que é meningite: “Inflamação das meninges”, é assim que a meningite é definida por especialistas. Caracterizada pela inflamação das membranas que recobrem a medula espinhal e o encéfalo, a meningite é causada por vírus ou batérias (meningococos, pneumococos ou hemófilos) e por isso existem dois tipos da doença.

A meningite viral se parece com uma gripe ou resfriado. Já a meningite bacteriana é amplamente contagiosa e grave, principalmente a meningocócica, a qual pode levar à inflamação da meninges e à uma infecção generalizada com risco de morte ou diversas seqüelas, como dificuldades no aprendizado, paralísia cerebral e surdez.

Sintomas e Transmissão da Meningite

A meningite pode ser transmitida por meio da saliva e por góticulas do espirro dos doente. Após, entra na corrente sangüínea, os virús ou bactérias ocasionam os seguintes sintomas: fortes dores de cabeça, febre alta, rigidez no pescoço, vômitos, prostação, fraqueza, irritação, e manchas vermelhas na pele.

Por isso, ao verificar alguns desses sintomas a pessoa deverá ser levada imediatamente para o médico, o qual coletará uma quantidade do líquido espinhal que determinará se a doença foi causada por virús (tratada como virose) ou bactérias (tratada com antibiótico).

Prevenção da meningite

As vacina para combater a meningite são:  bivalente, tetravalente e monovalente (para crianças de até 2 anos).  Além disso, é bom evitar usar copos e talheres de outros e ficar em locais abafados.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>