Home > Saúde > Dengue: Sintomas,Tratamento e Prevenção

Dengue: Sintomas,Tratamento e Prevenção

No Brasil já estamos no nível 4 do vírus da dengue, é um dado preocupante devido a variações que o vírus tem se desenvolvido.

Dengue sintomas

Transmitido pela picada da fêmea do mosquito que possui hábitos diurno, o Aedes aegypti, o vírus da dengue possui diferentes classificações, as quais podem causar são particulares a cada nível da doença. Veja os Sintomas da Dengue:

Dengue benigna (clássica): febre alta (39º a 40º) e repentina, dor de cabeça, prostração, dor nos músculos, juntas, atrás dos olhos, vermelhidão no corpo e coceira. De  3 a 7 dias, a temperatura pode cair e os sintomas regridem, mas em alguns casos pode continuar. Em crianças, há também apatia, sonolência, recusa da alimentação, vômitos e diarréia.

Dengue grave (hemorrágica): até o terceiro dia,são os mesmos sintomas da dengue clássica, mas depois pode ocorrer hemorragia, sangramento nasal, gengival, vaginal, rompimento dos vasos superficiais da pele e sangramentos no aparelho digestivo e pela urina.

Dengue raríssima (Síndrome do choque associado à dengue): sintomas cardiorrespiratórios, alterações neurológicas (delírio, sonolência, depressão, coma, irritabilidade extrema, psicose, demência, amnésia), insuficiência hepática, derrame pleural e hemorragia digestiva.

Dengue – Tratamento

É preciso procurar um médico imediatamente, beber grandes quantidades de líquidos e tomar medicamentos para reduzir a febre e as dores, mas nunca utilize remédicos que contenham ácido acetilsalecílico (AAS, Aspirina, Melhoral) e antitérmicos e antinflamatórios (Voltaren, diclofenaco de sódio, Scaflan).

Hoje a doença no Brasil já esta na classificação do vírus tipo 4 da dengue. O do tipo 4 não é mais agressivo que os outros 3 anteriores.

O que ocorre, é que pelas variações fica mais difícil de controlar a doença. Quem já teve infecção pelo vírus 1 da dengue, pode ser infectado pelas outras variações existente. Se houvesse só um tipo de vírus, a pessoa não poderia ter dengue duas vezes na vida.

Sendo que cada  vez que a pessoa é infectada, os sintomas se manisfetam com maior intensidade, o sistema imunológico da uma resposta exacerbada, podendo levar as inflamações, aumentando o risco de lesões nos vasos sanguíneos, o que torna a dengue perigosa.

Dengue – Prevenção

Para prevenir a dengue, bastam atitudes simples! Não deixe água parada em pneus, garrafas, vasos de plantas e em nenhum outro recipiente. É importante eliminar qualquer local em que os mosquitos possam depositar as suas larvas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>