Home > Notícias > Bullying: Agressão Física, Psicológica e Online

Bullying: Agressão Física, Psicológica e Online

bulling

Bullying é uma palavra utilizada para conceituar e descrever atitudes de violência física e psicológica praticada com o objetivo de agredir, intimidar e aborrecer outra pessoa, que é incapaz de se defender. Atualmente, vemos que a prática do bullying tem sido muito frequente nas escolas, onde uma criança ou um grupo delas passa a ter atos de provocações e agressões preconceituosas contra um colega.

Bullying direto e indireto

O bullying pode ser dividido em dois tipos:

– o direto (no qual o agressor, chamado de bullies, agride fisicamente ou pscicologicamente a vítima face a face)

– o indireto (no qual o bullies espalha comentários preconceituosos e isola as vítimas ou pessoas que tentam se aproximar delas).

Um fato interessante é que, na maioria dos casos, o bullying direto é praticado por uma pessoa do sexo masculino e o bullying indireto por uma pessoa do sexo feminino. Além disso, os atos de bullying online também estão presentes na internet, em vídeos, principalmente nos sites de relacionamento, como o orkut, e agora, o twitter também vem sendo usado por algumas pessoas para intimidar e difamar as vítimas.

Penalidades para Bullying

Em casos de bullying na escola, não somente o agressor pode ser incriminado, como também a instituição de ensino que não tomar nenhuma providência para acabar com a agressão.

Bullying – Ocorrência

De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE, no ano passado, cerca de 30,8) dos estudantes brasileiros afirmam que já sofreram algum tipo de bullying, sendo a grande parte das vítimas composta pelo sexo masculino.

Outro dado revelador é que nas escolas privadas há maior número de casos de bullying. O estudo também mostrou que Brasília e Belo Horizonte são as capitais com maior incidência de casos de bullying.

Conscientizar sobre Bullying

Uma maneira de lidar com o Bullying, principalmente em escola é conscientizar os alunos do mal que ele causa e de que não é somente uma brincadeira inocente.

Incentive os alunos a pesquisar sobre o assunto e apresente o trabalho em sala de aula, assim poderá discutir, esclarecer e orientar o que um bullying traz na vida de uma pessoa .

Insista no respeito que temos que ter pelas diferenças e acima de tudo pelo ser humano. Ter respeito pelo ser humano, o indíviduo consequentemente terá pelos animais e pela natureza.

Filhos que pratica Bullying – O que os pais devem fazer?

O que os pais devem fazer quando descobre que seu filho pratica bullying. Além de conversar, deve impor consequência e agir, ir com o jovem a trabalhos voluntários, o tipo de trabalho vai depender da idade do filho.

Os mais novos, podem visitar creche para participar da brincadeiras e ler histórias para as outras crianças. Os adolescentes podem ajudar a fazer sopa para os sem-teto, visitar asilos, conversar e ler para os idosos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>