Home > Dicas > Suspensão da Carteira de Habilitação (CNH) 20 Pontos na Carteira

Suspensão da Carteira de Habilitação (CNH) 20 Pontos na Carteira

Motorista com 20 pontos na CNH, terá seu direito de dirigir suspenso.

Suspensão-CNH-20-pontos

A suspensão da Carteira de Habilitação (CNH) pode ocorrer por três motivos basicamente. Um deles é quando o motorista muda de residência e esquece de atualizar o seu endereço no orgão em que cadastrou a sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação), com isso as multas não chegam, não havendo possibilidade de recorrer se for o caso.

O resultado dessa atitude é a suspensão da carteira de motorista, devido a multa não chegar e os pontos se acumularem, atingindo 20 pontos. Por isso, não deixe de manter o seu endereço sempre atualizado. Basta se dirigir ao orgão em que a CNH está cadastrada com a sua carteira de habilitação, CPF, RG e com um comprovante de residência.

Mas atenção: isso só tem validade para alterações de domicílio na mesma cidade. Já a outra causa da suspensão da CNH, é quando o condutor cometeu infrações de trânsito que somam 20 pontos na carteira no período de um ano. Nesses casos, o motorista terá o número da sua carteira de habilitação divulgado no Diário Oficial e será avisado pelo Detran para que possa apresentar a sua defesa.

Caso o motorista não seja absolvido, ele vai ter a carteira suspensa de um mês a um ano, prazo que depende da gravidade das infrações. Além disso, o condutor terá que passar por um curso de reciclagem à distância ou em aulas presenciais. Este curso poderá ser feito em um Centro de Formação de Condutores (CFC) credenciado, no Senac ou no Detran, que oferece as aulas gratuitamente.

Multas gravíssimas – O condutor também terá sua carteira suspensa se cometer uma multa gravíssima, que debita 7 pontos na CNH. Para mais informações, consulte o site do Detran (esse é do Estado SP)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>