Home > Dicas > Sustação de Cheque: Como sustar um cheque

Sustação de Cheque: Como sustar um cheque

A pessoa pode pedir a sustação de pagamento de cheques mediante: furto, roubo, perda ou até mesmo após pagar uma conta. Mas é necessário alguns cuidados para fazer sustação de cheque

O correntista pode fazê-lo por telefone junto ao banco mais deve tomar o cuidado de anotar o nome do atendente e a sua função. E no primeiro dia útil seguinte se dirija ao Banco e peça por escrito a sustação ( ou oposição) preenchendo um formulário específico e declarando o motivo do pedido da sustação do cheque.

sustar cheque

Caso o motivo da sustação do cheque seja furto ou roubo deverá apresentar um Boletim de Ocorrência Policial (B.O), é só ir a uma delegacia de policia mais próxima e efetuar o registro da ocorrência.

A sustação indevida de cheques pode levar a pessoa a responder por crime de estelionato.

O cheque normalmente fica sustado até que o cliente renove ou cancele o pedido. O prazo de sustação varia de seis meses a três anos. Ou até que o caso seja solucionado.

Os procedimentos de sustação de cheque variam conforme a instituição bancária, é importante que o consumidor, ao sustar o cheque, verifique com o banco por quanto tempo vai vigorar a sustação, quais as tarifas cobradas e quando e como deve proceder para renová-la.

Um direito que o consumidor possui, é quando o cheque que foi sustado é pago, ele tem direito de ser ressarcido pela instituição bancária que efetuou o pagamento.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>