Home > Saúde > Cistite Infecção Urinária: Causas e Tratamento

Cistite Infecção Urinária: Causas e Tratamento

Cistite

A Cistite é uma infecção urinária mais comum em mulheres adultas. Normalmente causadas por bactérias, afeta a bexiga, mas os rins também podem ser infectados se não for tratada corretamente. Muitas vezes, a infecção ocorre no trato urinário (uretra, bexiga, ureter e rim), devido à ação da bactéria Escherichia coli.

O ato sexual também pode promover o desenvolvimento da infecção, é que a secreção que se acumula na uretra é cheio de bactérias e permanecendo lá por muito tempo pode gerar uma infecção, no caso uma cistite

Um estatística mostra que 4% a 6% das mulheres sexualmente ativas têm infecção da bexiga, mas não apresentam sintomas, dor, ardor ao urinar (disúria), aumento da frequência urinária (polaciúria).

Bactérias que afetam o trato urinário

O Escherichia coli é a mais agressiva das bactérias que infectam o trato urinário. Ela se move a partir do intestino até o ânus e chega à uretra. De lá é fácil chegar à bexiga.

Apesar de representar apenas 30% da flora bacteriana do intestino, este germe é a causa de 80% das infecções dos rins e 60% das infecções da bexiga.

Estatística de pessoas com Cistite

– As mulheres adultas ficam com 80% de todos os tipos de infecção do trato urinário

-90% dos germes que contaminam a bexiga, vêm da flora intestinal.

-1% das mulheres sexualmente ativas têm sintomas da cistite ou uretrite (infecção da uretra).

-Pelo menos 15% das mulheres grávidas têm infecção urinária. O exame de urina deve ser feito na primeira visita pré-natal.

Tratamento de Cistite

Com os resultados do exame de úrina, iniciar o tratamento com base no antibiótico indicado no teste de sensibilidade das bactérias aos vários antibióticos diferentes. A duração do tratamento depende da intensidade da infecção, o tipo de antibiótico e idade da mulher, mas varia entre três dias e três semanas.

Cistite no Homem

Nos Homens, a cistite é mais rara de ocorrer, por ele possuir um mecanismo de defesa natural, o canal da uretra cinco vezes maior do que a das mulheres.
A cistite ocorre mais facilmente no homem após os 60 anos porque a próstata é ampliada.

Os Rins e a Cistite

-As mulheres que têm infecções urinárias repetidas têm um risco aumentado de desenvolver problema nos rins (pielonefrite).
-Em mulheres grávidas, se a infecção não for tratada, há chances dela atingir os rins.

Germe pode causar infecção em mulheres jovens

O nome é longo e difícil de pronunciar: Staphylococcus saprophyticus. É uma bactéria antiga que só recentemente foi descoberta como sendo uma das principais causas de cistite ou infecção da bexiga.

O germe é encontrado em mulheres jovens, sexualmente ativas. E é considerado perigoso devido à sua capacidade de aderir à parede da mucosa da bexiga.

Com a exceção de Escherichia coli, outras bactérias poderosa que podem causar a cistite, geralmente são expulsas na urina. O fluxo seqüencial de líquido pode fazer uma espécie de limpeza das paredes da bexiga e da uretra.

Temos o caso da bactéria trachomatis clamídia , que não aparecem na cultura de urina e é a doença freqüentemente transmitida em mulheres sexualmente ativas, podendo causar cistite ou uretrite.

A maioria das infecções do trato urinário, cistite afeta especialmente as mulheres, ea incidência varia de acordo com anos de atividade sexual.

Mas a presença do germe pode complicar a vida de uma mulher, causando uma infecção grave. Neste caso, a bexiga torna-se inflamada devido à infecção. Sua superfície pode ser coberto por uma membrana de pus, progredindo para uma cistite aguda.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*