Home > Saúde > Dermatite de Contato – pomada antialérgica

Dermatite de Contato – pomada antialérgica

A dermatite de contato é uma inflamação da pele causada pelo contato direto com uma substância irritante ou causadora de alergia.

alergia de contatoA alergia ou dermatite de contato, pode aparecer em qualquer tempo, e quanto menos você espera. A alergia geralmente vêm com uma dessas caracteristicas: coceiras, vermelhidão, escamação, inchaço, ardência, bolhas pequenas na pele entre outras.

Composições que podem causar alergia

A alergia a algum componente dos cosmésticos , não é tão raro, mas o problema é identificar qual de suas composições que a ocasionou. Existem alguns exames para alergia, mas não da para realizar todos os testes, então é observar e ver se não há ligação no uso de algum produto ou mesmo em alguma alimentação.

Existem alguns componentes de cosmésticos, como os ácidos e uréia, emulsificantes não-iônicos, laurilssulfatos de sódio, propilenoglicol e bronopol que agem como vilões.

produtos limpeza alergia

Produtos de limpeza podem causar alergias

Produtos que podem causar alergia

As dermatites de contato aparecem normalmente com produtos que se usa frequentemente, como sabonetes, tônicos e hidratantes, pois são esses que entram em contato direto com a pele.

O batom é aquele produtos que merece bastante cuidado entra diretamente em contato com a pele e mucosa, podendo provocar inchaço, bolhas e descamação.

alergia 1

Sabonetes, desodorantes, perfumes também podem ocasionar alergias

O desodorante antiperspirante é um dos causadores de alergia, o seu uso proporciona o fechamento dos poros não deixando que o organismo naquele local transpire, esse é o problema existe um acumulo de liquido podendo proporcionar uma inflamação.

A diferença entre os desodorantes são: os antiperspirante reduz a sudorese e o antitranspirante não. Ao comprar um creme ao usá-lo observe por um período, as vezes a reação não é imediata.

esmalte e alergia

Esmaltes com tolueno e formaldeido, podem causar alergias em pessoas suscetível

Até os esmaltes podem causar alergia se entrar em contato com a pele, em sua composição existe dois componentes o toluol e formaldeído, desencadeadores de alergias, se é propensa a alergia a esmalte opte pelos esmaltes hipoalergêncios.

Alergia ao esmalte

Ao fazer uso do esmalte, as mãos vão geralmente ao rosto, principalmente na área dos olhos e veja abaixo como fica quem tem propensão a essa alergia.

alergia ao esmalte

Tratamento dermatite de contato

O tratamento mais usado nas lesões de dermatite é os corticóides (principalmente tópicos, os orais só usados em eczemas muito extensos ou refractários).

Pode ser acrescentado um antihistamínicos para controle do prurido, cremes emolientes para hidratação da pele e se houver infecção das lesões eventualmente uma terapêutica anti-infecciosa.

Quando a alergia é pequena, retirar o produto que causou alergia, lavando bem o local, passar uma loção de calamina ou uma pomada antialérgica como a Dexadermil traz bons resultados e tomar um antialérgico oral (Histamin) se estiver com coceira, esse último com indicação médica, pois todo medicamento apesar da indicação possuem contra-indicações.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>