Home > Saúde > Diferença entre sal comum e light

Diferença entre sal comum e light

O sal é um dos componentes mais importantes para dar sabor aos alimentos que preparamos diariamente. Entretanto, muitas pessoas têm restrições quanto ao consumo do sal devido a problemas de hipertensão ou retenção de líquido. Por isso, é muito importante saber as diferenças entre o sal comum e o sal light.

sal ligth e sal comum diferenças

Essa diferença se dá principalmente pela composição desses dois tipos de sal. Enquanto o sal comum de cozinha tem em sua composição 99% de cloreto de sódio (NaCl), o sal light tem em sua formação 50% de cloreto de sódio (NaCl) e 50% de cloreto de potássio (KCL).

Sendo assim, devido à sua formação, o sal light possui um menor tempo de retenção no organismo (menos quantidade de sódio) o que é ótimo para os hipertensos e paras as pessoas que retêm líquidos.

No entanto, se você possui alguma doença renal (ligada aos rins) o sal light não é recomendado por tem em sua composição o potássio.

Outra vantagem é que o sal light possui um sabor mais suave, mas  não deixa de salgar os alimentos só porque é “light”. Mas, se você vai optar por substituir o sal de cozinha (comum) pelo sal light, preste atenção: o sal light deve ser usado nas mesmas quantidades que o sal de cozinha (aproximadamente 6 gramas diárias), ou seja, não deve ser usado em excesso.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>