Home > Saúde > Nariz entupido – causas e tratamentos

Nariz entupido – causas e tratamentos

O nariz entupido traz dificuldade da pessoa respirar, é preciso descobrir a causa e tratar.

nariz entupido 2Siga as dicas e acabe com o nariz entupido – Popularmente chamada de nariz entupido, a congestão nasal, pode se apresentar quando uma pessoa está com constipação, rinite alérgica ou irritação causada por fumaça de cigarros, frio, medicamentos ou cheiros fortes.

As secreções nasais, aumentam devido à ação de vírus que ativam o sistema imunológico da pessoa, o qual produzirá substâncias para a defesa do organismo, que trarão a sensação de nariz entupido ou congestão nasal e, em excesso, causarão a obstrução das fossas nasais.

nariz entupido

Tratamentos para nariz entupido

Para dar fim a sensação de desconforto do nariz entupido, utilize descongestionantes tópicos ou sistémicos, vapores de cânfora, eucalipto, mentol, sprays de água ou medicamentos “Anti-histamínicos” (Mepiramina, Clorofenamina ou Dexbromofeniramina), mas com orientação médica.

nariz entupido 1

Mas se você prefere remédios feitos em casa para desentupir o nariz, uma opção é ferver em uma panela água com eucalipto, tomilho, lavanda ou camomila e inalar o vapor. Outra alternativa é usar a alimentação a seu favor.  Alimentos como cenoura (com casca) e alho podem prevenir a ocorrência do nariz entupido.

Tratar alergia respiratória

Já para acabar com as alergias respiratórias, procure ficar longe da poeira. Os cobertores e blusas devem ser lavados e guardados no período de verão em sacos plásticos, evitando a proliferação dos ácaros. Tome cuidado também com animais de estimação que soltam pêlos. Tapetes, carpetes e cortinas também devem ser aspirados, tudo isso pode deixar seu nariz entupido.

Lavagem nasal

A lavagem nasal com soro fisiológico, no tempo seco do inverno ajuda bastante. Outra dica é pegar uma xícara de água filtrada e colocar uma colher de sobremesa de chá de sal marinho e proceder a limpeza das narinas colocando essa solução nas mãos (limpas) em concha,sem,no entanto aspirar muito profundamente para dentro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>