Home > Saúde > Raiva ou Hidrofobia: transmissão, sintomas e tratamento

Raiva ou Hidrofobia: transmissão, sintomas e tratamento

A raiva é uma zoonose (doença transmitida de animais para o homem) causada por um vírus.

gato com raivaRaiva Humana ou Hidrofobia – A raiva é conhecida por hidrofobia, doença causada pelo vírus da família rhabdoviridae, gênero Lyssavirus. O vírus da raiva é transmitida por animais infectados como morcegos, cachorro, gamba e outros. Anualmente 10 milhões de pessoas recebem a vacina, por terem sido mordidas por animais selvagens e mais ou menos 40.000 a 70.000 morrem todos os anos.

Ciclo de transmissão raiva

transmissão da raiva

O vírus da raiva se encontra na saliva do animal, com a mordida ela entra nos tecidos. Quando animais são infectados mudam de comportamento se são selvagens perdem o medo, e caso sejam animais domesticados ficam agressivos. A progressão que ocorre no homem é semelhante a dos animais.

raiva ou hidrofobia

Logo que tenha sido mordido por algum animal, procure assistência médica para tomar a vacina, administrada imediatamente pode prevenir o aparecimento da doença.

Cabe lembrar, que foi o microbiologista francês Louis Pasteur quem criou a vacina contra raiva em 1886. A progressão da doença da raiva humana, esta num intervalo de 1 a 3 meses, podendo raramente chegar até dois anos.

A melhor prevenção para Raiva é vacinar seu animal doméstico anualmente, no Brasil temos campanha de vacinação para raiva canina geralmente no mês de agosto.

raiva vacinação

Sintomas da raiva no homem

Os sintomas da raiva em seres humanos se iniciam entre 30 e 50 dias após o contágio, e são:

-Paralisia de membros inferiores que se estende a todo o corpo
-Depressão mental
-Agitação, sensação de mal-estar
-Febre
-Salivação intensa
-Contrações dolorosas da garganta e do aparelho vocal

Tratamento da raiva em humanos

O tratamento deve ser realizado em ambiente hospitalar. Dependendo da gravidade, a pessoa deverá ser mantida em isolamento, sedada e a respiração fica por conta aparelhos, para serem medicadas com:  Amantadina e Biopterina. Após a confirmação da completa eliminação do vírus da raiva do organismo, o indivíduo poderá ter alta.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>