Home > Saúde > Hantavirose ou Hantavírus: doença transmitida por ratos

Hantavirose ou Hantavírus: doença transmitida por ratos

Hantavirose – é uma doença transmitida por ratos de áreas rurais, contaminados com o hantavírus. Os ratos que vivem na área urbana, como camundongos e ratazanas não transmitem essa doença.

rato silvestre área rural

O contágio do hantavírus ocorre quando a pessoa inala poeira com restos de fezes, urina ou saliva de ratos contaminados. A pessoa contrai a doença quando ela frequenta lugares que existem ratos contaminados. Os sintomas da Hantavirose são: dores musculares, dificuldade de respirar, febre acima de 38ºC.

Pessoas que estão mais suscetíveis e correm mais riscos são moradores da áreas rurais, pescadores, agricultores, caçadores pessoas que gostam de fazer trilhas, acampam ou são frequentadores de matas.

como ocorre transmissão hantavírus

Prevenção do Hantavírus

Não existe nenhuma vacina, a única forma de evitar a doença é se prevenir, veja como:

- Nunca deixe a casa fechada por muito tempo
- Qualquer planta deve estar a pelo menos 60 metros da casa.
- Em volta da casa mantenha sempre limpo, com o mato cortado
- Não deixe madeira, folhas e lixo próximo da casa.
- Não comer frutos que tenham caído ao chão
- tapar todas as frestas e buracos onde os ratos possam entrar
- não deixar restos de comida e ração dentro ou próximo da casa ao alcance desses roedores.

Como fazer para limpar ambientes fechados: abrir as portas deixar arejar por meia hora, antes de entrar abrir as janelas e deixar mais meia hora, prepare uma solução de 1 copo de água sanitária com 9 copos de água, passe no chão, tomando o cuidado de não levantar poeira. Nunca use vassoura. Manter as portas e janelas abertas até que tudo esteja limpo e seco.

limpar ambiente fechados

No caso de acampar no meio do mato , deve armar a barraca em local afastado da mata e de preferência exposto ao sol, ela deve ter fundo impermeável para que não haja contato direto do corpo com o chão, os alimentos devem ser guardados em recepientes bem fechados, não usar calçados abertos.

acampar local limpo

A hantavirose apesar de ter risco de morte e não existir tratamento específico, mas os sintomas podem ser tratados, para isso a pessoa que apresentar algum sintoma da doença deve procurar imediatamente ajuda médica.

Caso o especialista tenha dúvida da doença, pois a princípio ela pode ser confundida com outras doenças, como dengue e gripe (sintomas parecidos), a recomendação aos médicos é que se eles não tiverem certeza do diagnóstico, não peçam para os pacientes tomarem muito líquido, a hidratação pode ser fatal caso confirme a hantavirose.

Ainda não existe esclarecimento e o por quê, mas depois que o hantavírus aloja nos pulmões, existe um aumentam a permeabilidade celular, isso permite que a água do interior das células se acumulem nos pulmões e fica muito complicado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>