Home > Economia > 10 dicas para sair da dívida com um bom planejamento financeiro

10 dicas para sair da dívida com um bom planejamento financeiro

planejamento financeiroExistem alguns meses do ano, como dezembro e janeiro, que acabam deixando as famílias com uma preocupação extra assim que recebem seus salários, pois são épocas aonde os gastos do orçamento mensal acabam sendo mais elevados, principalmente com impostos, material escolar e férias.

E nestas horas o planejamento financeiro trás inúmeros benefícios, que acabam evitando aquela surpresa indesejável logo no inicio do ano, que é o pagamento de juros elevados nas contas de cartão de crédito ou cheque especial.

Mas não só isso, um planejamento financeiro adequado garante que, não só o final de ano seja planejado da melhor maneira, mas também contribuem para manter todas as contas em dia, e ainda ter uma economia mensal muito bem vinda para garantir um futuro mais tranquilo.

Dicas para deixar as contas em dia através do planejamento financeiro

E para lhes ajudar a fazer um bom planejamento financeiro na sua casa, para deixar todas as contas em dia, separamos abaixo estas dicas:

1. Anotar o que gasta no mês

Anote em um caderninho todos os gastos realizados ao longo do mês, e isto inclui desde as contas regulares, como água, luz e telefone, como a ida ao mercado. Desta forma fica mais fácil ter uma base dos gastos que mais consomem o orçamento doméstico no final do mês.

Antecipe os gastos extras, como despesas com viagens e impostos anuais com antecedência, economizando uma parte do salário alguns meses antes do pagamento destas despesas.

2.Evite cheque especial e cartão de crédito

Evite contar com o valor do cheque especial ou limite de crédito oferecido pelo banco, e procure usá-los somente em casos de muita urgência.

Agora que as despesas de início de ano, como impostos e gastos com escola já aconteceram, o ideal é manter o foco em dívidas pendentes, como os juros do cartão de crédito ou de financiamentos. Aqui a dica é renegociar a dívida com a agência bancária, para diminuir os juros e obter condições de pagamento mais favoráveis.

3.Cancelar alguns cartões de créditos

Outra dica sobre os cartões de crédito é cancelar alguns cartões, caso as despesas mensais sejam muito elevadas. Com isso fica mais fácil manter as contas em dia, evitando assim a compra por impulso, que é muito comum quando se tem mais de um cartão disponível para compras.

4.Procurar taxas de banco mais baixa

Ter conta em banco requer o pagamento de diversas taxas, que muitas vezes não sabemos ao certo sobre quais serviços elas são cobradas. Desta forma, se você utiliza poucos serviços do banco, pode solicitar a mudança de sua conta para uma com menos taxas, evitando assim o pagamento de serviços não utilizados no final do mês.

5.Adquirir plano de previdência privada

Uma opção para quem deseja ter uma boa renda no futuro é investir em um plano de previdência privada, que pode ser realizado em agencias bancárias, com parcelas flexíveis, que podem ser elevadas com o passar do tempo, e com opção de resgate na ocasião que mais agradar ao beneficiário.

planejamento financeiro 1

6.Conta poupança para filhos

Abra também uma conta poupança para seus filhos, que pode ser feita com um valor bem reduzido, e que vai aos poucos garantindo o futuro das crianças.

7.Negociar pacotes de TV por assinatura e telefonia móvel

Procure negociar pacotes de TV por assinatura ou planos de telefonia móvel de acordo com promoções anunciadas pela empresa, e desta forma dá para manter bons serviços, com ofertas promissoras e bem vantajosas.

8.Economia doméstica

Em casa procure fazer economia de água e energia, com banhos mais rápidos, uso de lâmpadas econômicas, não deixar lâmpadas acesas sem necessidade, retirar aparelhos da tomada quando não forem usados por muito tempo, etc.

Nos mercados procure as ofertas dos produtos de uso diário ou semanal, que muitas vezes são anunciados em jornais de ampla circulação na região, ou mesmo a troca de produtos por aqueles mais baratos em determinadas épocas do ano, como mudar o consumo de um tomate por uma cenoura, ou mesmo consumir mais frango quando a carne estiver com preços mais elevados.

Para compra de móveis, eletrodomésticos ou eletroeletrônicos, dentre outros, pesquisa bastante a procura de preços mais acessíveis, tanto nas lojas fixas como em portais na internet. E só compre cada item se realmente forem indispensáveis naquele momento, pois a compra apenas por aproveitar a oferta pode causar uma instabilidade financeira em longo prazo.

planilha despesas

Planilha de despesas. É bom anotar tudo que se gasta no mês.

9.Contas a vencer datas próximas

Mude os prazos de vencimento das contas mensais, como água e luz, para datas mais próximas do pagamento ou do vale, e com isso fica mais fácil ter o dinheiro necessário naquela época do pagamento da conta.

10.Guardar uma parte do salário

Procure guardar uma parte do salário todos os meses, para ter uma reserva na conta bancária muito importante para pagamento de despesas de improviso, como uma doença em família, e também para garantir um futuro mais confortável para toda família.

Com estas dicas dá para manter um planejamento financeiro bem mais apurado na sua casa, evitando assim surpresas com o orçamento mensal.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*