Home > Beleza > 6 dicas de como evitar as rugas e 4 tipos de rugas existentes

6 dicas de como evitar as rugas e 4 tipos de rugas existentes

rugasAs rugas são dobras que vão se formando na pele com o passar dos anos, e que acontecem devido à perda de elasticidade e tonicidade dos tecidos que compõem as camadas da pele, tanto na superfície como nas camadas mais profundas.

E um dos fatores que ocasionam a perda da elasticidade da pele é a diminuição do colágeno, uma proteína muito importante que tem como principal função o fortalecimento dos tecidos celulares.

O que ocasiona rugas e como evitar

Este processo de perda de colágeno é algo natural que vai acontecendo com todas as pessoas conforte vão envelhecendo, mas existem alguns fatores que facilitam o aparecimento das rugas com mais facilidade, dentre os quais:

1• Fumar;
2• Consumir bebidas alcoólicas em excesso;
3• Estresse;
4• Vento;
5• Sol em excesso;
6• Alterações do hormônio estrogênio (nas mulheres).

Tipos de rugas

E as rugas, assim que vão aparecendo, recebem quatro tipos de classificação, que são:

1. Rugas superficiais ou finas: são as rugas que se formam apenas na camada superficial da pele, não são tão aparentes, e são visíveis geralmente em situações de cansaço ou em pessoas com pele muito branca;
2. Rugas estáticas ou profundas: são as rugas que se formam nas camadas mais fundas da pele, e são bem mais visíveis, mesmo em situações de repouso;
3. Rugas gravitacionais: são as rugas que vão se formando devido à ação da gravidade atuando sobre a pele. Elas costumam aparecer após os 50 anos, e são mais evidentes no pescoço, orelhas e queixo;
4. Rugas de expressão: são as rugas que se formam na região da testa, sobrancelhas, lábios, e principalmente na região dos olhos, sendo chamadas de pés de galinha. Estas são causadas devido aos movimentos repetitivos que temos nestas regiões ao longo de toda vida, que fazem a pele se enrugar gradativamente ao longo dos anos.

Dicas para amenizar as rugas

Como vimos anteriormente, as rugas vão aparecendo com o passar dos anos, tanto em homens quanto em mulheres, através de um processo que não pode ser revertido.

Mas existem algumas formas para amenizar e até retardar o aparecimento das rugas, como uma boa alimentação, a prática de exercícios físicos regulares, uma boa ingestão de água, o uso do protetor solar, não fumar, evitar situações de estresse, dentre outras.

rugas 2

Botox ajuda a diminuir rugas faciais

Para as mulheres existem algumas recomendações extras, como retirar a maquiagem antes de dormir, limpar, tonificar, hidratar e esfoliar a pele, e evitar o uso da cera quente, que pode acelerar o processo da perda da elasticidade da pele.

Existem também outras técnicas que ajudam a retardar o aparecimento das rugas, como o uso de cremes, aplicação do botox, aplicação de laser de CO2, peeling, luz intensa pulsada, radiofrequência, lifting facial, e muitas mais.

eliminar rugas

Eletrolifting é a aplicação de micro-correntes elétricas indolores que ativam a drenagem de toxinas, promovendo o estímulo do colágeno e elastina da pele.

Mas vale lembrar que cada uma destas técnicas deve ser utilizada apenas com a orientação de um médico especializado, que vai saber qual a forma ideal de amenizar as rugas, sem trazer danos para sua pele.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*