Home > Saúde > Instituto Gerir leva humanização para pacientes do Hospital Hugo

Instituto Gerir leva humanização para pacientes do Hospital Hugo

Palavras e gestos de carinho e atenção são formas de comunicação afetiva das mais importantes para o sentimento humano. Servem até mesmo como medicina para muitos pacientes, sendo fundamental no tratamento de doenças. Esse é um dos principais desafios enfrentados pelos serviços de Saúde e uma das diretrizes do instituto Gerir. “É nossa prioridade a implantação da humanização nos atendimentos que possibilitem um espaço para o diálogo, o respeito e  práticas de solidariedade nesses ambientes”, diz David Clemente Monteiro Correia, superintendente do Instituto Gerir.

Trabalhos nesse sentido já começaram a ser desenvolvidos no país. Um exemplo positivo está no projeto “Dona Gentileza”, iniciativa do instituto Gerir – organização sem fins lucrativos com o objetivo de criar diversas ações de humanização associadas ao tratamento dos pacientes.

1-instituto gerir humanizacao hugo

Dona Gentileza implantada pelo Instituto Gerir

Dona Gentileza no hospital HUGO

Implantado no Hospital de Urgência de Goiânia (HUGO), o “Dona Gentileza” consiste em preparar profissionais que atuam como camareiras, a promoverem um ambiente humanizado no maior hospital público do Goiás – que hoje é gerenciado pelo instituto Gerir.

3-instituto gerir humanizacao hugo

Antes e depois da administração do Instituto Gerir no HUGO

Para isso, o Instituto Gerir viabilizou um treinamento, com duração de 50 dias, em que essas profissionais do HUGO, aprenderam, por exemplo, como mater um bom relacionamento com os pacientes, tratando-os de forma amigável e gentil.

4-instituto gerir humanizacao hugo

Hospital Hutrin gerenciado pelo Instituto Gerir

Responsabilidade do Instituto Gerir

O Instituto Gerir foi responsável por sensibilizar esses profissionais que tem contato direto com os pacientes, pois visitam diariamente os leitos, entre uma troca ou outra da roupa de cama ou das toalhas. O instituto Gerir atuou de forma a mostrar a importância da interatividade, de um sorriso e da demonstração de cuidado e preocupação com aqueles que se encontram em uma situação fragilizada e em recuperação.

2-instituto gerir humanizacao hugo

Organização da lavanderia hospitalar

Para o superintendente do Instituto Gerir, David Clemente Monteiro Correia, é consenso que a forma humanizada com a qual os pacientes são tratados nos hospitais gerenciados pelo instituto é fundamental na melhoria dos pacientes. No entanto, esse é um trabalho que precisa de tempo e investimento para ser consolidado, pois conta com a participação dos diversos profissionais da unidade hospitalar.

Com informações do Diário da Manhã

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*