Home > Notícias > Regularizar ou tirar título de eleitor 2014

Regularizar ou tirar título de eleitor 2014

Captura de Tela 2014-05-07 às 23.45.42Terminou nesta quarta feira, dia 7 de maio, o prazo para que eleitores de todo país pudessem regularizar ou tirar seu título eleitoral, que é um instrumento muito importante para democracia do país.

E por todo país se formaram filas de eleitores em busca de regularizar sua situação eleitoral, para que com isso seu título não fosse cancelado.

Regularização do título eleitoral

O título eleitoral pode ser cancelado se o eleitor deixar de votar ou justificar seu voto por três eleições seguidas (lembrando que cada turno corresponde a uma eleição), ou se constatarem multas por não comparecimento as urnas em eleições anteriores.

Para regularização do título eleitoral o eleitor teve que comparecer ao cartório eleitoral mais próximo de sua residência, que durante a última semana teve seu horário de atendimento ampliado para atender a grande demanda de eleitores com situação irregular.

Cada eleitor teve que levar um documento oficial com foto (com exceção do passaporte), comprovante de residência e seu título de eleitor ao cartório eleitoral para que sua situação fosse regularizada.

E nos casos aonde o título de eleitor foi cancelado devido ao não comparecimento nas urnas eleitorais em anos anteriores sem a devida justificativa, o eleitor teve que pagar uma multa determinada pelo juiz eleitoral, para que seus débitos fossem quitados.

Captura de Tela 2014-05-07 às 23.46.12

Quem deixou para tirar ou regularizar o titulo de eleitor para ultima hora teve que enfrentar fila.

Se não votar durante as próximas eleições?

As eleições de 2014 vão ser realizadas no dia 5 de outubro, aonde os eleitores darão seus votos para presidente, governador, senador, deputado federal, deputado estadual e deputado distrital. E caso seja necessária a realização do segundo turno, este deverá acontecer no dia 26 de outubro.

E caso o eleitor não tenha conseguido regularizar seu título em tempo, poderá ter o mesmo cancelado, já que o voto é obrigatório para todos os brasileiros alfabetizados que possuam entre 18 a 70 anos.

O título eleitoral foi cancelado, o que acontece?

Com isso o eleitor não poderá obter carteira de identidade ou passaporte, não poderá renovar sua matrícula em instituições de ensino oficiais ou fiscalizadas pelo Governo, e não poderá obter empréstimos em instituições financeiras governamentais, até que sua situação seja regularizada.

Consultar a situação de eleitor

E para consultar sua situação junto ao Tribunal Superior Eleitoral ou para maiores informações basta acessar o site: http://www.tse.jus.br/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*