Home > Saúde > Como tratar alergia ocular, quais são suas causas e sintomas

Como tratar alergia ocular, quais são suas causas e sintomas

Captura de Tela 2014-04-22 às 11.38.10A alergia ocular é uma reação alérgica que ocorre em nossos olhos ao entrar em contato com um alergeno (algo que possa causar reações alérgicas), como poeira ou pelos de animais, e que acaba desencadeando vários sintomas, como irritação, coceira e vermelhidão na região dos olhos.

Esta alergia ocular pode aparecer em pessoas que já tem histórico de outras alergias, como rinite ou sinusite, ou mesmo de forma isolada apenas na região ocular.

Sintomas da alergia ocular

Quando acontece pode causar uma coceira de leve nos olhos, ou mesmo algo bem intenso, e que tenha sintomas parecidos com os de uma conjuntivite, como inchaço, secreção, vermelhidão e ardência.

Captura de Tela 2014-04-22 às 11.36.15

Coceira e irritação são sinais de alergia ocular

E todos estes sintomas acabam sendo desencadeados da mesma maneira que outros tipos de alergia, ou seja, quando o organismo entra em contato com o agente causador da alergia, que no caso dos olhos pode estar associado a pelos de animais, pólen, poeira, ácaros, etc.

Captura de Tela 2014-04-22 às 11.37.33

Lentes de contato podem desencadear alergia ocular

Outro fator que pode desencadear uma alergia ocular é o uso frequente das lentes de contato gelatinosas, e nestes casos o recomendado é parar de usá-las imediatamente e se consultar com um médico oftalmologista.

Como prevenir a alergia ocular

A melhor maneira de evitar que a alergia ocular apareça é evitar ao máximo a exposição aos alergenos, e isso pode ser feito com estas medidas:

• Manter a casa arejada;
• Evitar tapetes, cortinas, bichos de pelúcia e outros objetos que juntem pó;
• Usar pano úmido para limpeza dos móveis e do chão para não levantar poeira;
• Lavar roupas que estejam guardadas ha muito tempo antes do uso.

Captura de Tela 2014-04-22 às 11.36.29

Manter os olhos lubrificados no tempo seco.

Tratamento da alergia ocular

Um dos principais tratamentos para diminuir a irritação e coceira nos olhos são a base de colírios, que são recomendados pelo oftalmologista de acordo com a intensidade da alergia ocular.

Destes o mais comum deles é o colírio lubrificante, que pode ser utilizado em temperatura ambiente ou depois de passar alguns minutos na geladeira, e tem como função limpar o olho de seu agente causador da coceira.

Mas conforme o grau de alergia ocular, o oftalmologista pode receitar outros tipos de colírios, que possuem agentes adequados para controle e eliminação da irritação no olho.

Outra solução são as vacinas antialérgicas, que podem ser utilizadas para controle e cura da alergia de acordo com sua intensidade.

Já para quem possui alergia sistêmica, ou seja, em outras regiões do corpo, o tratamento deve ser acompanhado periodicamente com um médico alergista, para avaliar quais os agentes causadores da alergia, e o melhor tratamento nestes casos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*