Home > Automoveis > Seguro Obrigatório: como receber

Seguro Obrigatório: como receber

Como receber o seguro obrigatório, quem tem direito e valores pagos, vejamos a seguir

seguro obrigatórioAprenda como receber o Seguro Obrigatório.O seguro obrigatório ou apenas DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres), como é conhecido entre os brasileiros, se trata de um seguro que todas as pessoas tem direito em relação a qualquer dano causado por algum veículo automotor.

Esse seguro é pago anualmente, juntamente com o IPVA e licenciamento do veículo, esse pagamento serve como uma poupança, onde futuramente caso precise, você poderá fazer uso desse auxílio.

Quem tem direito ao Seguro Obrigatório?

O DPVAT ficou muitos anos sem ser utilizado pelos brasileiros, muita das vezes por pura falta de informação. Porém atualmente, devido a várias campanhas e propagandas, os brasileiros estão começando a procurar seus direitos e a recorrer ao seguro obrigatório.

Todas as pessoas que estejam envolvidas em um acidente que envolva um veículo automotor, tem direito de usufruir dos benefícios do seguro obrigatório, mesmo pedestres ou ciclistas, também contam com esse direito.

Entre os valores pagos nesse auxílio, cada pessoa envolvida no acidente terá direito a R$ 2.700 para gastos médicos. Em caso de morte ou invalidez o valor pago é de R$ 13.500 para cada vítima, lembrando que mesmo o dono do automóvel não sofrendo nenhum ferimento o pedestre tem direito também a receber o seguro obrigatório, principalmente se o mesmo precisar de tratamento médico ou ficar com algum problema físico ou até mesmo vir a óbito.

Como solicitar o pagamento do Seguro Obrigatório

A solicitação do seguro obrigatório deve ser feita juntamente a uma agência de seguros cadastrada, você deve comparecer na agência com alguns documentos, tais como: CPF, RG, comprovante de endereço, certidão de óbito (caso haja), laudo médico e tudo que comprove que você teve determinados gastos. Vale lembrar que esse benefício pode ser requerido até no máximo três anos de acontecido o acidente, além disso, os gastos com o hospital devem ser arcados primeiramente pela pessoa, somente depois a mesma será ressarcida sobre esses gastos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>