Home > Notícias > Como escolher um bom síndico

Como escolher um bom síndico

escolher síndicoSe você mora em um condomínio ou planeja morar em um, passará pela situação de ter de escolher um síndico. Mas para tomar essa decisão, você não poderá somente utilizar como critério de escolha a simpatia que tem por algum vizinho. É preciso muito mais do que isso. É por isso que nesse post você aprenderá algumas dicas valiosas para serem aplicadas no momento de escolher um líder para sua comunidade residencial.

Escolha do Síndico: Critérios

A primeira dica é participar das reuniões de condomínio de seu prédio, pois é durante esses encontros que você passará a conhecer melhor cada um dos seus vizinhos. Além disso, você deve saber que um bom síndico do seu condomínio sempre tem um plano de metas e um cronograma, é realista e não cria falsas expectativas, conhece cada condômino, mas sem invadir a privacidade de ninguém, sabe que sua função é administrativa e não de polícia, possui uma lista com todas as datas de vencimento, possui uma assessoria administrativa e sabe gerir de forma justa e coerente os possíveis conflitos.

escolher sindíco

Mau Síndico

Por outro lado, aquele mau síndico, age de maneira indesejável, fará tudo ao contrário. É uma pessoa que não aceita diferentes pontos de vista, ou seja, se julga o dono da verdade, é compulsivo na hora de gastar ou sovina (não aceitando nenhum gasto extra), não trarão maior conforto e segurança ao condomínio e estará quase sempre ausente, seja por motivos pessoas ou profissionais.

Contratar Síndico Externo

Uma alternativa é contratar um síndico externo. Isso mesmo! Existem pessoas cuja profissão é ser síndico. A única regra é que nesses casos o Conselho Fiscal do condomínio precisa ser composto por moradores proprietários. Vale lembrar que um imóvel com uma boa administração passa a ter, por consequência, mais melhorias e assim é mais valorizado no mercado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*